SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


(Questão baseada na Norma Regulamentadora NR 12) A NR 12 definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras. A última alteração ocorreu por meio da Portaria Nº 873, de 6 de julho de 2017

 

A NR 12 exige também a adoção de medidas apropriadas para trabalhadores portadores de deficiências envolvidos direta ou indiretamente com o trabalho.

 

Resumidamente, a NR 12 exige que sejam consideradas medidas:

  • De proteção coletiva;
  • Administrativas ou de organização do trabalho;
  • De proteção individual.

 

Fonte: BRASIL, NR 12. SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Diário Oficial, 06 de Julho de 1978. Acesso disponível através do endereço eletrônio https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-12.pdf

 

Com relação às responsbilidades do trabalhador, sobre a NR 12, pode-se afirmar que:

 

 


cabe ao trabalhador adotar as medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos empregadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho e colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas nesta Norma.


adotar os procedimentos de medidas adicionais de segurança, quando for realizada manutenção, inspeção e reparos de equipamentos ou máquinas sustentados somente por sistemas hidráulicos e pneumáticos e cumprir todas as orientações relativas aos procedimentos seguros de operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos.


adotar os procedimentos de medidas que garantam que à jusante dos pontos de corte de energia não exista possibilidade de gerar risco de acidentes, não realizar qualquer tipo de alteração nas proteções mecânicas ou dispositivos de segurança de máquinas e equipamentos, de maneira que possa colocar em risco a sua saúde e integridade física ou de terceiros.


comunicar seu superior imediato se uma proteção ou dispositivo de segurança foi removido, danificado ou se perdeu sua função, evitar os treinamentos fornecidos pelo empregador para atender às exigências/requisitos descritos nesta Norma e colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas nesta Norma.


cumprir todas as orientações relativas aos procedimentos seguros de operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos e não realizar qualquer tipo de alteração nas proteções mecânicas ou dispositivos de segurança de máquinas e equipamentos, de maneira que possa colocar em risco a sua saúde e integridade física ou de terceiros.

Adaptado de ENADE 2015. Marque a única alternativa correta.

 

As ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) possibilitam às organizações maximizarem a comunicação com os diversos integrantes de uma cadeia de suprimentos, consequentemente, agregar valor aos produtos. O serviço ao cliente, componente essencial da estratégia da logística, é afetado diretamente pelos Sistemas de Informações Logísticas.

 

Para sistemas logísticos integrados e de alta performance, como e-commerce, a empresa pode utilizar uma estrutura organizacional em rede para flexibilizar processos e utilizar, ao máximo, os meios digitais. Neste tipo de estrutura organizacional, líderes e liderados podem estar em qualquer lugar do mundo e interagem em prol dos objetivos da empresa.

 

Quanto ao tipo de estrutura organizacional para empresas de e-commerce, assinale a única alternativa que caracteriza corretamente o tipo da estrutura e suas vantagens.

 


Estrutura horizontal, por possibilitar propagação do conhecimento entre as pessoas de uma mesma área; melhoria contínua dos processos e da comunicação.


Estrutura matricial, por possibilitar a propagação do conhecimento entre as pessoas de uma mesma área; melhoria contínua dos processos e da comunicação; além disso, à medida que a empresa cresce, a comunicação entre os departamentos enfraquece.


Estrutura vertical, por possibilitar maior autonomia; área de distribuição é pensada de acordo com o mercado; as tomadas de decisões são autossuficientes, o que permite respostas mais rápidas aos clientes.


Estrutura vertical, por possibilitar autonomia para líderes de projetos; melhor visão do negócio; sistemas logísticos planejados por projeto e por demanda; atendimento rápido às necessidades dos clientes.


Estrutura matricial, por possibilitar um ambiente mais participativo, pois depende da colaboração de muitas pessoas diferentes; liderados têm mais participação no processo de decisão.

(Marque a única alternativa correta). Os acidentes podem ser prevenidos utilizado das regras simples de convívio e respeito às normas institucionais da empresa. Alguns programas de qualidade e de gestão podem favorecer e apoiar as atividades do SESMT e a CIPA quanto aos incentivos de melhorar e adequar as rotinas do dia-a-dia. 

 

Dentre os programas mais utilizados nas empresas destaque um programa, dentre as cinco alternativas a seguir, que contribui para as regras de convívio e respeito às normas.

 


Programa de Gestão de Frotas


OSHAS 18.000


Programa Lean 


Programa WMS


Programa 5 Sensos 

O Sistema de Gestão corresponde ao conjunto de atividades e tarefas logicamente organizadas e que facilitam a rotina do dia-a-dia dentro das empresas. Toda empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, possui um Sistema de Gestão. Os sistemas de gestão são softwares com diferentes plataformas que ajudam na administração, controle e eficiência das diversas áreas da empresa.

 

Para a área de Saúde e Segurança, o significa Sistema de Gestão de SST e SSO?

 


SSO - Saúde e Segurança do Trabalho

SST - Saúde e Segurança Ocupacional


SSO - Segurança e Saúde Ocupacional

SST - Segurança e Saúde do Trabalho


SSO - Segurança e Saúde do Trabalho

SST - Segurança e Saúde Ocupacional


SSO - Saúde e Segurança Ocupacional

SST - Saúde e Segurança do Trabalho


SSO - Segurança e Especializada Ocupacional do Trabalho

SST - Segurança e Especializada do Trabalho

Os sistemas de gestão são oportunidades únicas de integração e de informatização dos dados da empresa. Para a Gestão de SSO, um sistema de gestão implementado conecta áreas (departamentos e setores a empresa) e possibilita a automatização dos procedimentos burocráticos.

 

Quais são as vantagens de um sistema de gestão para a SSO?

 


rotina do departamento de segurança e saúde do trabalho mais eficiente, vulnerabilidade de líderes e liderados e acessibilidade.


Integração entre áreas/setores/departamentos, acessibilidade e vulnerabilidade de líderes e liderados.


Controle do dia-a-dia, acessibilidade e rotina do departamento de segurança e saúde do trabalho mais eficiente.


Controle do dia-a-dia, postergações, acessibilidade e rotina do departamento de segurança e saúde do trabalho mais eficiente.


Controle do dia-a-dia, acessibilidade e vulnerabilidade de líderes e liderados.

CONCEITO:

O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a:

  • 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
  • 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio; e
  • 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo;

 

Quanto ao conceito apresentado, qual é a NR responsável pelas atividades destacadas acima?


NR 5


NR 12


NR 15


NR 10


NR 11

CONCEITO:

O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT

 

Quanto ao conceito apresentado, qual é a NR responsável pelas atividades destacadas acima?


NR 15


NR 11


NR 10


NR 12


NR 16

(Marque a única alternativa correta). 

Leia antendamente a frase a seguir, referente a definição de uma das ferramentas / técnicas de gestão de segurança:

 

"Prática da gestão de segurança, que pode ser realizada todos os dias da semana ou pelo menos uma vez por semana, com o objetivo de instruir os trabalhadores quanto ao uso de uma ferramenta ou técnica de segurança. Em geral, os gestores de segurança utilizam como práticas os próprios exemplos da operação para instruir a todos."

 

Qual é a ferramenta ou técnica de segurnça descrita na definição acima?

 


DDS


Hazop


Mapa de Risco


Análise de Risco


Registro de Prevenção

(Marque a única alternativa que apresenta a correspondência correta) Em geral, o DDS acontece onde os líderes e liderados trabalham, no formato de roda e por brainstorming. O responsável por conduzir o DDS pode ser o líder da área ou técnico de segurança do trabalho (a participação dos dois fortalece o compromisso).

 

A preparação do DDS deve ser simples, pois ele não deve ocupar mais do que 15 minutos da jornada de trabalho. O líder do DDS deverá se preparar com antecedência e por isso ele deve:

 


  1. buscar temas interessantes para tratar na reunião e exemplificar a importância da segurança e da saúde no trabalho;
  2. usar ao máximo as metodologias a ativas e deixar que as pessoas façam perguntas; 
  3. evitar o registro do DDS.
  4. respeitar o perfil da equipe, ou seja, apresentar vocabulário e exemplos de fácil entendimento e sem exclusão;
  5. planejar o horário de forma alternativa para a realização do DDS, de forma que ele não se transforme em uma rotina do trabalho;
  6. respeitar o tempo planejado do DDS; e
  7. montar um cronograma com os temas que serão debatidos na semana;

  1. respeitar o perfil da equipe, ou seja, apresentar vocabulário e exemplos de difícil entendimento e por exclusão;
  2. planejar o horário fixo para a realização do DDS, de forma que ele se transforme em uma rotina do trabalho;
  3. buscar temas interessantes para tratar na reunião e exemplificar a importância da segurança e da saúde no trabalho;
  4. respeitar o líder de seguranã e não o horário do DDS;
  5. usar ao máximo as metodologias a ativas e deixar que as pessoas façam perguntas; 
  6. montar um cronograma com os temas que serão debatidos na semana; e
  7. ter o hábito de registrar o DDS.

  1. buscar temas interessantes para tratar na reunião e exemplificar a importância da segurança e da saúde no trabalho;
  2. eviar montar um cronograma com os temas que serão debatidos na semana;
  3. respeitar o perfil do líder apenas, ou seja, apresentar vocabulário e exemplos de formais de entendimento e exclusão;
  4. planejar o horário fixo para a realização do DDS, de forma que ele se transforme em uma rotina do trabalho;
  5. respeitar o tempo planejado do DDS;
  6. usar ao máximo as metodologias a ativas e deixar que as pessoas façam perguntas; e
  7. ter o hábito de registrar o DDS.

  1. buscar temas interessantes para tratar na reunião e exemplificar a importância da segurança e da saúde no trabalho;
  2. planejar o horário fixo para a realização do DDS, de forma que ele se transforme em uma rotina do trabalho;
  3. espeitar o perfil da equipe, ou seja, apresentar vocabulário e exemplos de fácil entendimento e sem exclusão;
  4. montar um cronograma com os temas que serão debatidos na semana;
  5. respeitar o tempo planejado do DDS;
  6. usar ao máximo as metodologias a ativas e deixar que as pessoas façam perguntas; e
  7. ter o hábito de registrar o DDS.

  1. buscar temas de segurança para tratar na reunião e evitar exemplificar a importância da segurança e da saúde no trabalho;
  2. respeitar o perfil da equipe, ou seja, apresentar vocabulário e exemplos de fácil entendimento e sem exclusão;
  3. planejar o horário fixo para a realização do DDS, de forma que ele se transforme em uma rotina do trabalho;
  4. respeitar o tempo planejado do DDS;
  5. montar um cronograma com os temas que serão debatidos na semana;
  6. usar ao máximo as metodologias a ativas e deixar que as pessoas façam perguntas; e
  7. ter o hábito de registrar o DDS.

Adaptado de ENADE 2018. Marque a única alternativa correta.

 

O serviço logístico em uma empresa representa um equilíbrio entre nível de serviço e custo. O impacto de uma falha logística sobre o custo-benefício está diretamente relacionado com a importância da execução do serviço para o cliente envolvido. Quanto mais significativo for o impacto da falha do serviço sobre o cliente, maior será a prioridade dada ao desempenho logístico. Considerando-se esse contexto, verifica-se que o serviço logístico básico é medido de acordo com os seguintes critérios: disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço. Além disso, os critérios de disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade de serviço logístico predispões que a empresa tenha estoques para atender às necessidades dos clientes relativos a materiais e produtos; tempo decorrido desde o recebimento de um pedido até a entrega da mercadoria; atributos de qualidade da logística (mensuração precisa da disponibilidade e do desempenho operacional).

 

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).

 

PORQUE

I - Para os sistemas logísticos, os indicadores mais utilizados nos painéis são os níveis de serviços logísticos ou indicadores de níveis de atendimento logístico.

II - Os indicadores de níveis de serviços servem para determinar quão eficaz foi o sistema logístico pode atender às solicitações dos usuários.

III - Do ponto de vista estratégico, os executivos de logística devem atingir uma qualidade predefinida de serviço ao cliente por meio de uma competência operacional que represente o cliente.

IV - O desafio é equilibrar as expectativas e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

 

Sobre cada uma das afirmações anteriores, é possível afirmar que: 


A penas III e IV são verdadeiras e coerentes, as afirmações I e II são verdadeira, mas não estão coerentes com os objetivos dos sistemas logísticos e do uso dos indicadores de níveis de serviços logísticos.


Apenas I, III e IV são falsas, a afirmação II é verdadeira e está coerente com o que reflete os objetivos dos sistemas logísticos e do uso dos indicadores de níveis de serviços logísticos.


Apenas I, II, III e IV são verdadeiras e coerentes ao texto apresentado com o que reflete os objetivos dos sistemas logísticos e do uso dos indicadores de níveis de serviços logísticos.


Apenas II, III e IV são verdadeiras e coerentes, a afirmação I é verdadeira, mas não está coerente com os objetivos dos sistemas logísticos e do uso dos indicadores de níveis de serviços logísticos.


Apenas II e III são verdadeiras e coerentes, as demais afirmações são afirmações falsas e que não refletem os objetivos dos sistemas logísticos e do uso dos indicadores de níveis de serviços logísticos.

Páginas: 123456